3 de setembro de 2012

O original hebraico de Gênesis 3:15

Por que deveríamos aprender hebraico?

Na edição de ontem (02/09/2012) do artigo sobre Maria esmaga a cabeça da serpente, vimos várias provas bíblicas, exegéticas e indiscutíveis de que foi Jesus, e não Maria, quem esmagou a cabeça da serpente. Vimos que até o próprio papa João Paulo II reconheceu que há unaminidade entre os exegetas honestos de que, pelo hebraico, é “ele” (Jesus) quem esmaga a cabeça da serpente, e não “ela” (Maria).

Hoje postei algumas ampliações naquele artigo, com respeito ao original hebraico. Irei postar aqui também essas adições importantes que servem para liquidar de uma vez por todas com essa lenda ultrapassada de que é Maria quem esmaga a cabeça da serpente. Vejamos o que o texto segundo a ordem literal nos diz:


(E inimizade) וְאֵיבָה
(colocarei) אָשִׁית 
(entre ti)
בֵּינְךָ 
(e entre)
וּבֵין 
(a mulher,) הָאִשָּׁה
(e entre) וּבֵין 
(a tua semente)
זַרְעֲךָ 
(e entre)
וּבֵין 
(a semente dela)
זַרְעָהּ
(ele) הוּא 
(te esmagará)
יְשׁוּפְךָ 
(cabeça,)
רֹאשׁ 
(e tu)
וְאַתָּה
(lhe esmagarás) תְּשׁוּפֶנּוּ 
(calcanhar)
עָקֵב

Nós temos os seguintes pronomes em hebraico:

´ănî & ´anô
î (eu)

´attā (tu [masculino])


´at (tu [feminino])

hû´ (ele)

hî´ (ela)

ănanû & nanû (nós)


´atem (vós [masculino])

´aten (vós [feminino])

hēm & hēmmâh (eles)

hēn & hēnnâh (elas)


O texto no hebraico diz:

“ve'êybhâh 'âshiyth bêynkha ubhêyn hâ'ishâh ubhêyn zar`akhaubhêyn zar`âh hu' yeshuphekha ro'sh ve'attâh teshuphennu `âqêbh s” – Gênesis 3:15

Portanto, é “ele” (hû´), e não “ela” (hî´), que esmaga a cabeça da serpente. Gênesis 3.15 é conhecido na erudição como “protoevangelho”, sendo a 1ª menção de Yeshua na Bíblia.

De fato, o próprio papa João Paulo II reconheceu isso abertamente, ao dizer:

Os exegetas são agora unânimesem reconhecer que o texto do Genesis, segundo o original hebraico, atribui a ação da serpente não diretamente à “Senhora”, mas à sua descendência” (Papa João Paulo II, Audiência Geral de 25 de Janeiro de 1996)

Me impressiona ver algo que já foi negado inclusive pelo próprio papa, e que é vigorosamente repudiado pela exegese e pelo original hebraico, ainda continue sendo utilizado aos montões pelos pseudo-apologistas amadores e desonestos que existem por aí, que sabem que o texto não tem nada a ver com Maria, mas mesmo assim continuam levando adiante um argumento falido, para enganar a mente dos mais incautos, que não tem capacidade interpretativa e nem discernimento lógico.

Então não, não é Maria quem esmaga a cabeça da serpente.

Sola Christus.

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com).


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

3 comentários:

  1. Se eu não me engano, o Papa Pio XII que criou essa tese. Certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este papa foi quem inventou o dogma da imaculada conceição de Maria, mil novecentos e cinquenta anos depois de Cristo, mas não sei se foi ele também que inventou que Maria que esmaga a cabeça da serpente, ou se algum outro papa já havia dito isso antes dele.

      Excluir
  2. Pelo que o padre explicou aí, a crença veio da Vulgata de Jeronimo, que fez uma tradução interpretativa de Genesis. Jeronimo já tinha alguma crença sobre Maria qdo traduziu.

    https://m.youtube.com/watch?v=OrwSD-sGF5U

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após passar pela moderação. Ofensas, deboches, divulgação de páginas católicas (links), control c + control v e manifestações de fanatismo não serão aceitos. Todos os tipos de perguntas educadas são bem-vindas e serão respondidas cordialmente. Caso o seu comentário ainda não tenha sido liberado dentro de 24h, é possível que ele não tenha chegado à moderação, e neste caso reenvie o comment.