Calvino destruindo o primado romano com um parágrafo


“Agora lhes farei outra concessão, a qual jamais obterão dos homens de mente sã – isto é, que a primazia da Igreja foi fixada em Pedro, com vista a permanecer para sempre por sucessão perpétua. Contudo, como convencerão que sua sé foi colocada em Roma, que quem quer que fosse bispo dessa cidade presidiria ao mundo inteiro? Com que direito vinculam a um lugar esta dignidade que foi dada sem menção de lugar? Dizem que Pedro viveu em Roma e aí morreu. Que dizer do próprio Cristo? Porventura não exerceu em Jerusalém o episcopado, enquanto lá viveu, e ao morrer aí não consumou o ofício de seu sacerdócio? O Príncipe dos pastores, o Bispo Supremo, a Cabeça da Igreja não pôde adquirir essa honra para um lugar; Pedro, muito inferior a ele, o adquiriu? Porventura tais sandices não são mais que pueris? Cristo conferiu a Pedro a honra do primado; Pedro sediou-se em Roma; logo, aí estabeleceu a sede do primado. Seguramente, com este arrazoado, os israelitas de outrora devem constituir a sede do primado no deserto, onde Moisés, mestre supremo e príncipe dos profetas, exercera seu ministério e morreu [Dt 34.5]” (Calvino, Institutas, 4.6.11)

Fatality, caros amigos.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli (apologiacrista.com)


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários

  1. Examinai www.yahushua.osalvador.nom.br

    ResponderExcluir
  2. Calvino já falou sobre Mt 16:18 ? E pq ele e os calvinistas veneram tanto Santo Agostinho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me lembro de Calvino ter comentado diretamente Mateus 16:18, mas aqui ele refuta a conclusão que os papistas tiram a partir de Mateus 16:18. Ou seja, ele faz uma concessão para o bem do argumento (de que Pedro fosse mesmo uma espécie de "papa" da igreja), e mostra que mesmo assim não é possível concluir o primado do bispo romano a não ser com pirueta de circo.

      Excluir
    2. E pq os calvinistas e o próprio Calvino veneram o agostinho ? ele teve alguma influência teológica no calvinismo ?

      Excluir
    3. Porque Agostinho foi o primeiro Pai da Igreja a ensinar a dupla predestinação à la calvinista, e também a inexistência de um livre-arbítrio no sentido libertário do mesmo. Na verdade Agostinho tinha antes a mesma opinião dos outros Pais sobre o assunto, ele mudou de ponto de vista no período final da vida. Por isso, só nas Institutas, Calvino cita Agostinho mais de 400 vezes...

      Excluir

Postar um comentário

Comente abaixo. Sua participação é importante e será publicada após passar pela moderação. Todos os tipos de comentários ou perguntas educadas são bem-vindas e serão respondidas cordialmente, mas ofensas, deboches, divulgação de páginas católicas (links), control c + control v e manifestações de fanatismo não serão aceitos.