Mais dois novos blogs e conselhos para novos apologistas



Depois de criar o Apologia Cristã em meados de 2009 e o Heresias Católicas em Agosto deste ano (2012), chegou a hora de criar mais três blogs: O Cristianismo em Foco (que já foi divulgado aqui), o Desvendando a Lenda (sobre a imortalidade da alma) e o Preterismo em Crise (título auto-explicativo). Sei que alguns poderão dizer que existem os “homens-bomba” e eu sou o “homem-site”, tomado por uma obsessão compulsiva à criação de novos sites. Pode ser, não importa. Só sei que o mais interessante seria passar cada tema no qual eu tenho o costume de escrever mais artigos para um local mais específico que trate especificamente sobre o tema proposto.

Se o leitor fizer uma pesquisa, verá que nas últimas semanas tem sido constante a quantidade de artigos tratando sobre preterismo e imortalidade da alma. Não digo que são necessariamente os dois temas que eu mais gosto de debater, mas certamente são os dois mais abrangentes, com ampla bagagem bíblica para discutir, daí a necessidade de se criar mais artigos, para poder refutar a grande quantidade de conteúdo do outro lado e para poder expor uma enome e significativa quantidade de argumentos favoráveis.

Portanto, artigos sobre preterismo e imortalidade da alma irão mais para os sites específicos sobre estes temas, o que não significa que eu deixarei de escrever sobre isso aqui, apenas significa que eu não irei escrever em demasia, escreverei apenas o que for necessário, para não parecer que este blog só trata sobre dois temas. O primeiro passo será transferir todos os artigos que eu já escrevi na vida sobre preterismo para o site do preterismo e fazer o mesmo sobre a imortalidade da alma. Depois, passarei a escrever artigos novos, a maioria dos quais irá exclusivamente para os respectivos blogs mencionados, mas alguns poderei postar aqui também.

Resumindo os meus sites e expondo sinteticamente o conteúdo de cada um deles, lá vai (pegue uma canetinha para anotar e não se esquecer...rsrs):

Apologia Cristã (apologiacrista.com)

• Site relacionado a absolutamente tudo da apologética, literalmente, desde refutação a catolicismo, espiritismo, islamismo, testemunhas de Jeová, até questões polêmicas da Bíblia, artigos de reflexão moral da fé cristã, argumentos para a existência de Deus, refutações ao ateísmo, ao evolucionismo, ao agnosticismo, provas da veracidade bíblica, da existência histórica de Jesus Cristo, da ressurreição de Jesus, enfim... perderia o dia aqui falando sobre todos os tipos de artigos que o Apologia Cristã trata. É exatamente por causa da abrangência dele que eu tive que criar blogs mais “específicos”, para dividir melhor o conteúdo.

- Heresias Católicas (heresiascatolicas.blogspot.com)

• Não creio que precise de explicações porque você já está neste site J. Mas basicamente são refutações gerais de todas as doutrinas e dogmas católicos que entram em conflito com a Bíblia Sagrada. Os temas são os mais diversos e o leitor pode conferir no menu à direita (são 130 até o momento).

- O Cristianismo em Foco (ocristianismoemfoco.blogspot.com)

• Blog criado por dois motivos principais: primeiro, abordar questões polêmicas da Bíblia e erros doutrinários fora da Igreja Católica (o que é óbvio que não seria feito num site de “Heresias Católicas”), e também reflexões sobre a vida cristã no que tange a questões como pecado, santidade, salvação, arrependimento, vida com Deus, novo nascimento, Espírito Santo, oração, louvor, leitura bíblica, etc. Também estou passando no momento vários vídeos edificantes e também as melhores pregações que eu já vi na vida, de diferentes pastores (Paul Washer, John Piper, Luciano Subirá, etc).

- Desvendando a Lenda (desvendandoalenda.blogspot.com)

• Blog no qual eu pretendo passar todos os meus artigos sobre o tema da imortalidade da alma e vida após a morte já criados por mim até hoje. São muitos, visto que só o livro sobre o tema sozinho tem mais de 1 milhão de caracteres, fora inúmeros outros artigos que eu tenho espalhados aqui e no Apologia Cristã. Reunir tudo isso num só lugar, junto a outros artigos mais, a mais refutações e também a divulgação de outros materiais bons sobre o tema é o objetivo do blog.

- Preterismo em Crise (preterismoemcrise.blogspot.com)

• É a mesma coisa do blog acima, com os mesmos objetivos, só que com um tema diferente, voltado à área de escatologia, mais especificamente à refutação ao preterismo completo e ao preterismo parcial. Conversando com o Alon (dono do site A Grande Cidade) outro dia, ele disse que pesquisou e descobriu que no Brasil o site dele é o único (repito: o único!) dedicado exclusivamente a refutar o preterismo. Este quadro é simplesmente assustador, e explica o porquê que tantas pessoas ingênuas passam para o outro lado: por falta de argumentação sólida e consistente a favor do lado bíblico do futurismo. Curioso é notar que a grande maioria dos evangélicos são futuristas, mas os sites criados por evangélicos por aí estão repletos de conteúdo sobre preterismo!

Isso só significa uma coisa: que os crentes futuristas estão sendo omissos sobre o tema, não estão nem aí, prova disso é que os artigos que tem menos comentários no meu blog são os que tratam de escatologia. Por culpa da omissão de grande parte dos evangélicos é que esta peste chamada preterismo está se alastrando, pois a maioria dos cristãos verdadeiros não está nem um pouco preocupada em conter essa heresia, como se existissem coisas piores. O resultado disso é que já está se formando um povo cada vez maior que, por culpa do preterismo, está negando até a própria ressurreição da carne e os dons espirituais! Como não adianta nada criticar os omissos e agir da mesma forma, decidi me juntar e criar um blog que trate exclusivamente deste tema.

À exceção do bom e velho (hoje quase abandonado...rs) Apologia Cristã e do recente Heresias Católicas, os outros três blogs são extremamente novos, criei há poucos dias, por isso a pequena quantidade de artigos em cada um deles. E como eu sou um só e não tenho o poder de me duplicar para potencializar as atividades, não tenho tempo para atualizar todos eles sempre (pra dizer a verdade há dias que eu não escrevo nada em lugar nenhum). Mas estarei me empenhando para que, com tempo, e sem pressa, estes outros três blogs possam crescer da mesma forma que cresceram os outros dois acima.

Não estou preocupado com número de acessos; pra mim, se daqui cinquenta anos o site começar a “bombar” de acessos valeu a pena quarenta e nove anos de fracasso. E se um blog com meia dúzia de acessos conseguir impactar e mudar a vida de uma única pessoa, terá valido mais a pena do que um site com 1 milhão de acessos e sem edificar a vida de ninguém. Se tem uma coisa que eu aprendi é esperar a época da “colheita” com paciência. Durante os três primeiros anos o Apologia Cristã chegou no máximo a 26 mil acessos; depois, de alguns meses pra cá este número subiu para 136 mil, e no ranking geral de todos os 500 mil sites do Comunidades.net pulou do 800º para o 139º lugar em pouco tempo, e continua crescendo rapidamente.

É claro que isso ainda está longe daquilo que eu sonho, mas já é o suficiente para demonstrar que vale a pena esperar pacientemente, nem que essa espera dure anos, décadas, ou uma vida, até chegar a hora da colheita. C.S. Lewis passou a ser muito mais conhecido depois de morto do que quando ainda estava vivo. Ele era tão pouco reconhecido na sua época que, quando morreu, quase ninguém deu atenção à sua morte, todos os olhares ficaram voltados à morte do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, que morreu no mesmo dia. E hoje, ele é incontestavelmente o principal nome do Cristianismo nos últimos séculos, seus escritos são citados abundantemente e seus livros muito mais lidos.

Esta é uma dica que eu dou a todo blogueiro que está iniciando assim como eu: tenha paciência e espere com bom ânimo o tempo certo do Senhor, não tenha pressa em querer que as coisas aconteçam de um dia para o outro – elas irão acontecer ao seu devido tempo. O nosso papel é de simplesmente militar pela fé e lutar o bom combate; o mais, Deus o fará, ao seu devido tempo, quando for a vontade dEle. Nem que isso seja depois da morte.

George Muller, o homem das 50 mil orações respondidas, orou direto durante 65 anos pela conversão de um amigo, e dizia: “enquanto Ele não responder, eu não paro de orar”. Depois de 65 anos orando, aparentemente sem sucesso, este gigante da fé faleceu. E, no seu enterro, este seu amigo se converteu. Se você quer ser como George Muller, faça como ele: não pare de orar até que Ele faça acontecer. E, se pretende entrar para o ramo da apologética, acrescente não deixar de escrever enquanto Ele não responder. Mesmo que pareça não dar frutos no aqui agora.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,
Lucas Banzoli.


-Meus livros:

-Veja uma lista completa de livros meus clicando aqui.

- Acesse o meu canal no YouTube clicando aqui.


-Não deixe de acessar meus outros sites:
Apologia Cristã (Artigos de apologética cristã sobre doutrina e moral)
O Cristianismo em Foco (Reflexões cristãs e estudos bíblicos)
Estudando Escatologia (Estudos sobre o Apocalipse)
Desvendando a Lenda (Refutando a Imortalidade da Alma)
Ateísmo Refutado (Evidências da existência de Deus e veracidade da Bíblia)

Comentários